REDES DE INFLUÊNCIA NA AGENDA NEOLIBERAL E NEOCONSERVADORA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

REDES DE INFLUÊNCIA NA AGENDA NEOLIBERAL E NEOCONSERVADORA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA O artigo discute a noção de governança e redes de influência na política educacional brasileira, por meio de pesquisa sobre o Movimento Escola Sem Partido e o Movimento pela Base Nacional Comum, que afirmam promover estratégias para supostas melhorias educacionais. Procura-se analisar a relação dos atores envolvidos nesses dois movimentos e suas demandas neoliberais e neoconservadoras para as reformas educativas. A pesquisa baseia-se na abordagem de análise de redes e na etnografia de rede, proposta por Ball, a partir de dados e materiais dos próprios sítios de divulgação do ESP e do MBNC. A discussão procura evidenciar o modo como esses atores não estatais atuam no espaço público, articulados em rede, e quais suas proposições para os sistemas educativos com uma agenda educacional neoliberal e neoconservadora. Palavras-chave: Redes políticas; Neoliberalismo; Neoconservadorismo.