A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA AMAZÔNIA MARAJOARA: HISTÓRIA, MEMÓRIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MAPUÁ, BREVES, PA

A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA AMAZÔNIA MARAJOARA: HISTÓRIA, MEMÓRIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MAPUÁ, BREVES, PA RESUMO: O texto faz uma abordagem histórica da educação escolar do campo na Amazônia Marajoara, a partir da realidade do rio Mapuá, município de Breves, de 1979 a 2017. O objetivo é registrar e conhecer parte da história e memória da escola pública entre rios e floresta na Amazônia. Verifica-se ainda a relação da prática escolar com à tradição cultural dos povos da floresta. A metodologia ancora-se na história oral temática e na pesquisa documental. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e análise da Proposta Curricular do Ensino Fundamental das escolas do campo de Breves. Os resultados indicam que a educação escolar no Mapuá iniciada com classes multisseriadas em fevereiro de 1979, foi (e continua) conduzida por uma prática sustentada em um pseudo fazer para uma pedagogia das águas e floresta. Apesar disso, a educação escolar é, para o Mapuá e a Amazônia Marajoara, tática para valorizar a tradição cultural e questionar as barreiras da invisibilidade imposta pela episteme urbanocêntrica. Fechar uma escola significa, portanto, emudecer as vozes dos povos da floresta. PALAVRAS-CHAVE : História da educação. Escola do Campo. Amazônia Marajoara.