Reverberando a batucada – a escolarização em interface com a práxis musical de ritmistas do Império Serrano

Reverberando a batucada – a escolariza çã o em interface com a pr á xis musical de ritmistas do Imp é rio Serrano RESUMO Esse artigo resulta de pesquisa concluída, realizada entre 2017 e 2019, cujo objetivo foi investigar a práxis musical de ritmistas da bateria do Grêmio Recreativo Escola de Samba Império Serrano e sua interface com a escolarização. Tendo como ponto de partida a experiência nas aulas de música em uma escola pública localizada no subúrbio carioca, os sujeitos aqui trazidos são ritmistas da instituição, além de alunos e ex-alunos da rede pública de ensino. Foi realizada uma pesquisa qualitativa – apoiada por entrevistas narrativas semiestruturadas – a partir do trabalho de Libâneo, Green e Trindade, apresentando duas dimensões: uma musical, abordando aspectos do ensino de música, e outra antirracista, abordando referenciais afro-brasileiros. Como conclusão, percebeu-se que uma prática pedagógica democrática e inclusiva, que considera as peculiaridades e especificidades do contexto cultural em que a escola se insere, pode ser bastante exitosa na formação do aluno. PALAVRAS CHAVE: Ensino de m ú sica; Escola de Samba; Imp é rio Serrano