AS EXPERIÊNCIAS CORPORAIS E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

AS EXPERIÊNCIAS CORPORAIS E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Compreendendo a educação como direito e devir, distinguindo-a dos sentidos de carência, incapacidade e suplência, objetivamos contribuir com gestos pedagógicos e sentidos educacionais que favoreçam problematizar e construir pistas para os desafios e ataques nas/às escolas públicas contemporâneas, especialmente na educação de jovens e adultos (EJA). Pesquisar e lutar por concepções que não categorizem e hierarquizem tudo e todos, é construir processos formativos como tempos e espaços públicos de encontros, agenciamentos de pessoas, acontecimentos e desenvolvimento de movimentos pedagógicos em que o corpo e as práticas corporais estejam presentes. Aqui, tornamos público parte do estudo realizado no período de pós-doutoramento, na Universidade de Barcelona, no período de setembro de 2015 a agosto de 2016, apresentando indicativos que contribuam com a materialidade da formação em educação física na dinâmica do trabalho docente na educação de jovens e adultos. Palavras-chave: Educação física escolar. Cultura Corporal. Educação de Jovens e Adultos.