Experiências Escolares de Jovens Ameaçados de Morte em Minas Gerais: desafios para a Educação de Jovens e Adultos

EXPERIÊNCIAS ESCOLARES DE JOVENS AMEAÇADOS DE MORTE EM MINAS GERAIS: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Resumo : Diante do aumento da violência letal que vem, nas últimas décadas, vitimando principalmente os jovens pobres, o presente artigo analisa as experiências de escolarização de quatro jovens acompanhados pelo Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte de Minas Gerais. Para isso, realizou-se um estudo qualitativo, com entrevistas narrativas. O aporte teórico da sociologia da educação e dos estudos sobre as juventudes propiciou reflexões sobre as condições materiais e simbólicas em que estes adolescentes viveram e interpretaram as desigualdades sociais, a violação de direitos, a estigmatização na escola e na sociedade em geral, bem como seu envolvimento com atividades ilícitas e a situação de ameaça de morte. A conclusão ressalta a importância da EJA no processo de ressignificação da escola, do que advém a necessidade de fortalecimento desta modalidade, bem como de aproximação entre universidade e escola e a valorização dos profissionais que atuam nesses espaços. Palavras-chave : Violência Letal; Ameaça de Morte; Juventudes; PPCAAM; Educação de Jovens e Adultos.