ESCOLA, MÍDIA E CINEMA: CONSTRUINDO ESPAÇOS DE PARTICIPAÇÃO COM AS CRIANÇAS

Escola, mídia e cinema: construindo espaços de participação com as crianças Resumo: Este texto apresenta o recorte de uma pesquisa que analisa as possibilidades de oficinas de cinema despertarem novas formas de participação em escolas públicas. A escola e a mídia têm escassa oferta de espaços de participação para crianças, especialmente quando se trata de contextos periféricos. Ainda assim, considera-se a escola um espaço de permanente transformação por conta dos diferentes sujeitos que a constituem, portanto com potencial para novas experiências. A partir dessa perspectiva, o percurso metodológico se deu através de uma pesquisa-intervenção com oficinas de cinema fundamentadas na mídia-educação e na metodologia de Episódios de Aprendizagem Situados (EAS) realizadas em duas escolas de comunidades periféricas de Florianópolis/SC. A partir de gestos, falas e das imagens produzidas por crianças ao longo de 12 encontros, foi possível perceber que o espaço destinado a expressão por meio de uma nova linguagem, que considere aspectos da cultura infantil, faz emergir novas relações com os sujeitos e espaços da escola. Palavras-chave: Infância. Escola. Mídia-Educação. Cinema e Audiovisual. Participação.