EDUCAÇÃO SUPERIOR AINDA QUE TARDIA: RETORNOS DA DIPLOMAÇÃO PARA ADULTOS EGRESSOS DA EJA

EDUCAÇÃO SUPERIOR AINDA QUE TARDIA: RETORNOS DA DIPLOMAÇÃO PARA ADULTOS EGRESSOS DA EJA RESUMO Apresentam-se resultados de pesquisa sobre retornos do diploma do Ensino Superior (ES) para pessoas adultas egressas da EJA. Parte-se do entendimento de que a presença de pessoas com idade acima da expectada para a graduação interpela a EJA e o ES por elas constituírem, ali, um público atípico; e de que a conquista do diploma, por adultos com essa dupla trajetória de educação tardia, representa uma realização sui generis. Reconhecendo que o ES gera um conjunto de benefícios individuais e coletivos e de que o diploma representa um capital cultural institucionalizado, potencialmente gerador de capital econômico, social e simbólico, buscou-se, no diálogo com seis pessoas deste perfil, configurar os sentidos da vivência da formação superior e os significados da experiência da diplomação tardia , a partir da identificação dos retornos da titulação nelas e para suas vidas . Dentre os resultados destacam-se a identificação da obtenção de retornos intrínsecos, posicionais e instrumentais pelos sujeitos investigados e a compreensão da importância de se olhar os adultos no câmpus. Palavras-chave: Estudante adulto. Vivência da formação superior. Experiência da diplomação. Relação EJA – ensino superior.