TODOS PELA EDUCAÇÃO E OS DISCURSOS DE RESPONSABILIZAÇÃO DOCENTE ENDEREÇADOS ÀS POLÍTICAS DE CURRÍCULO

TODOS PELA EDUCAÇÃO E OS DISCURSOS DE RESPONSABILIZAÇÃO DOCENTE ENDEREÇADOS ÀS POLÍTICAS DE CURRÍCULO RESUMO O currículo e a docência têm assumido a centralidade das políticas públicas educacionais que visam a melhoria da qualidade da escola básica e que são marcadas por discursos de responsabilização (DIAS, 2016, 2017). Busco aqui investigar o movimento Todos pela Educação e seu potencial em produzir discursos de responsabilização docente endereçados às políticas de currículo. Faço esta discussão a partir do diálogo com as contribuições de autores brasileiros do campo das políticas curriculares, que compreendem as mesmas como práticas discursivas (DIAS, 2016, 2017; LOPES, 2015a, 2015b). Tomo para análise o conteúdo disponibilizado pelo próprio movimento em sua página oficial da internet, com destaque para o documento de sua fundação e a publicação que trata de sua mais nova empreitada, a iniciativa Educação Já! . Com base nas referidas fontes, considero o Todos pela Educação um movimento expressivo da sociedade civil, que tem atuado intensamente no processo de produção das políticas curriculares fomentando discursos de responsabilização docente. Palavras-chave: Políticas de Currículo; Docência; Responsabilização; Todos pela Educação.