EGRESSOS DO PIBID: O CASO DE INSERÇÃO PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA

EGRESSOS DO PIBID: O CASO DE INSERÇÃO PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA Resumo O trabalho apresenta resultados de uma pesquisa sobre a inserção profissional docente de uma professora de matemática que passou pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e hoje atua no segundo segmento do ensino fundamental de uma escola municipal do Rio de Janeiro. São analisados aspectos facilitadores e dificultadores da inserção profissional docente, articulando com sua experiência no PIBID, e os saberes docentes mobilizados com mais recorrência por ela. Foi realizado um estudo de caso etnográfico, de modo que a inserção da professora fosse compreendida por meio de entrevistas em profundidade e observação participante. Operou-se teoricamente com Cochran-Smith, Fiorentini, Marcelo, Shulman e Tardif. Os resultados demonstram que há um relativo apoio a iniciante em sua chegada à instituição; há uma tendência ao isolamento; existe uma força da área matemática e uma crença epistemológica no ensino transmissivo do conhecimento matemático; o PIBID aparece como uma contribuição no que se refere ao conhecimento do contexto profissional e uma maior segurança quanto ao seu ensino. Palavras-chave: Inserção Profissional Docente; PIBID; Saberes Docentes; Ensino de Matemática.