CURRÍCULO E O TEMPO DE APRENDER: APROXIMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA PENSAR A ALFABETIZAÇÃO NACIONAL

CURRÍCULO E O TEMPO DE APRENDER: APROXIMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA PENSAR A ALFABETIZAÇÃO NACIONAL Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar uma leitura das políticas educacionais cujo foco é a produção curricular para a alfabetização nacional e seus alinhamentos às marcações temporais. Para tanto, com a base pós-estrutural do campo do currículo propomos dialogar sobre alguns aspectos da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, problematizando as marcas dessa lógica temporal através do viés estruturante e sistemático do currículo da alfabetização, criando sentidos não só para o Ensino Fundamental – EF, como para a Educação Infantil – EI. Para tanto, apresentamos três aspectos dessa leitura na intenção de provocar algumas reflexões: estruturação segmentada e sequencial dos objetivos; planejamento como balisador e a defesa de um ciclo como modo de organização de um currículo nacional para a alfabetização. Palavras-chave: currículo da alfabetização; tempo de aprender; políticas curriculares nacionais