ATIVIDADE DOCENTE NO ENSINO MÉDIO PRIVADO: ALGUMAS APROXIMAÇÕES

ATIVIDADE DOCENTE NO ENSINO MÉDIO PRIVADO: ALGUMAS APROXIMAÇÕES RESUMO: O estudo realizou aproximações de como o trabalho docente é exercido em instituições privadas de ensino médio – na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (MG) – tendo como premissa que os interesses empresariais tendem a provocar inflexões relevantes nos objetivos educacionais. O interesse maior foi pelas formas que os docentes – ditas nos testemunhos – demandam os usos de si tentando captar como a atividade de trabalho deles é constrangida ou alterada pelo fato de ser executada especificamente numa empresa privada. A coleta dos testemunhos foi realizada por meio da técnica de entrevistas semiestruturadas com docentes que atuam na região citada há pelos menos cinco anos. A pesquisa demonstrou que eles têm reduzida autonomia na concepção do processo educativo que é prescrito pelos materiais apostilados e que é elaborado visando, sobretudo, os exames de ingresso nas universidades; mas revelou também que os professores e professoras extrapolam ou subvertem este objetivo, mesmo que minimamente, em função de suas próprias concepções acerca da educação escolar e de suas posturas éticas e políticas. Palavras-chave : Educação; Atividade Docente; Ensino Médio Privado; Ergologia; Usos de Si.