A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS NA LUTA PARA SUPERAREM INCERTEZAS

A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS NA LUTA PARA SUPERAREM INCERTEZAS. Resumo O objetivo deste estudo foi investigar elementos singulares na significação da aprendizagem matemática por professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental e as possíveis implicações desses elementos nas práticas. Tomamos como referência Teoria da Argumentação. Foram entrevistadas 10 professoras e as análises realizadas segundo o Modelo da Estratégia Argumentativa. Revelou-se uma forte tensão entre marcadores da Pedagogia Tradicional e de uma Pedagogia Nova. A necessidade de acomodar “o novo” desencadeou um processo de ressignificações e mudanças nas práticas. Para falarem sobre a aprendizagem matemática dos alunos, as professoras reportaram-se aos processos vivenciados enquanto alunas, revelando desconforto, dor e medo. As práticas encontram-se relacionadas ao processo de ressignificação da aprendizagem matemática. Palavras-chave : Teoria da argumentação, práticas docentes, aprendizagem matemática, educação matemática