CONCEPÇÕES DE LEITURA EM ACERVOS DE MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

CONCEPÇÕES DE LEITURA EM ACERVOS DE MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS RESUMO O projeto visa compreender a formação de leitores, pelos modos de conceber a leitura ao longo do tempo, investigando concepções epistemológicas e ideológicas presentes em textos de leitura/obras didáticas voltados para jovens e adultos, disponíveis em acervos de centro de memória e em arquivos no Rio de Janeiro. Objetiva-se investigar o vínculo entre esses textos e usos cotidianos da leitura na vida dos sujeitos e como podem influenciar práticas sociais, favorecendo a formação de leitores e escritores. A metodologia da pesquisa, qualitativa, em busca de concepções de leitura, levantará bibliografia de obras literárias e didáticas utilizadas em projetos de educação para jovens e adultos; levantamentos sistemáticos de obras de leitura, com registro em diário de campo; mapeamento de obras selecionadas em projetos de leitura para este público, segundo critérios definidos; produção de quadros categoriais; análises interpretativas baseadas em referenciais históricos do campo da leitura e de políticas de educação, com contribuições teóricas de autores-referência na área de formação de leitores. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Concepções de Leitura; Acervos de Memória.