Sincronias e diacronias na demanda por Educação Infantil do Campo em uma escola de um assentamento rural do semiárido brasileiro

Sincronias e diacronias na demanda por Educação Infantil do Campo em uma escola de um assentamento rural do semiárido brasileiro Resumo O texto analisa aspectos que culminaram na demanda por Educação Infantil do Campo das famílias de um assentamento rural do semiárido brasileiro, considerando arranjos sincrônicos e diacrônicos (SANTOS, 2006), em dois períodos específicos: 2009 a 2016 e 2017 a 2018. Trata-se de pesquisa concluída de mestrado acadêmico, autorizada por Comitê de Ética. A pesquisa foi qualitativa de campo (LUDKE E ANDRÉ; 1986; MINAYO, 2008; BOGDAN E BIKLEN, 1994) e fundamentou-se em Silva e Pasuch (2010), Rosemberg e Artes (2012), Silva, Pasuch e Silva (2012), dentre outros. Realizamos Análise de Conteúdo (BRAUN e CLARKE, 2006). Tomamos a Educação Infantil do Campo como área emergente em torno da qual se orientam estudos e ações interessados em compreender o complexo fenômeno que envolve a educação das crianças de 0 a 5 anos que residem em contextos rurais, entendendo-as como sujeitos de direitos. Objetivamos evidenciar aspectos que interferem na demanda das famílias do assentamento por escola para seus filhos, destacando-se o fator relacional como importante na sua determinação. Palavras-chave : Educação Infantil do Campo. Demanda. Semiárido brasileiro