Lembranças da escola: uma análise de relatos de estudantes de camadas populares à luz da teoria histórico-cultural

Lembranças da escola: uma análise de relatos de estudantes de camadas populares à luz da teoria histórico-cultural RESUMO Compreendendo a permanência no sistema de ensino até seu último nível como um indicativo de sucesso escolar, pesquisas brasileiras vêm, desde os anos 1990, estudando a temática e buscando explicar as condições que permitiram trajetórias escolares bem sucedidas em camadas populares. Assim, tendo em vista essa discussão, o trabalho objetiva analisar as lembranças escolares de estudantes de uma universidade pública provenientes das camadas populares. Para isso, foram analisados os relatos de doze estudantes egressos de escolas públicas que ingressaram nos cursos mais e menos concorridos de dois campi da Universidade de São Paulo. A maior parte dos estudantes relatou poucas e negativas lembranças da escola. Em contraponto, três estudantes narraram várias e positivas recordações escolares. A diferença entre os relatos é analisada à luz da teoria histórico-cultural e relacionada à qualidade da educação escolar recebida por cada grupo de estudantes. Palavras-chave: lembranças escolares; camadas populares; sucesso escolar.