Jovens Mulheres no Ensino Médio: expressões culturais, modos de ser jovem e relações de sociabilidade na escola

JOVENS MULHERES NO ENSINO MÉDIO : EXPRESSÕES CULTURAIS, MODOS DE SER JOVEM E RELAÇÕES DE SOCIABILIDADE NA ESCOLA Resumo : O presente trabalho objetiva compreender como são expressos e que características são singulares nos modos de ser jovem, estudante do Ensino Médio e mulher no que se refere às formas de expressão da cultura juvenil e como se apresentam no espaço escolar. O estudo se inscreve no campo da pesquisa qualitativa reconstrutiva com interface nos aportes teórico-metodológicos da Fenomenologia Social de Alfred Schütz, utilizando Entrevista Narrativa como técnica de reunião dos dados e o Método Documentária de Interpretação para a análise do corpus da investigação. Foram entrevistadas 6 jovens estudantes do Ensino Médio, matriculadas em escolas públicas da cidade de Belém, com idades entre 16 e 19 anos. Os resultados revelaram que as reivindicações de expressão estética, críticas à escola e suas lógicas de organização, assim como as demandas de protagonismo nesse espaço são deslocados para as inscrições corporais que se manifestam por meio de estilos, vestuários, adereços e uma indumentária que quando posta em cena reflete um conjunto de significados particulares de suas culturas juvenis. Palavras-chave: Jovens mulheres; Ensino Médio; Sociabilidades; Expressões culturais