DIDÁTICA E EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR: UM ENSAIO SOBRE PISTAS CONCEITUAIS E ITINERÁRIOS EMERGENTES

Resumo: Trata-se de um ensaio conceitual que tece considerações sobre a emergência e itinerários da Didática em práticas educativas situadas para além dos espaços escolares. A partir de um exame teórico dos estatutos da Didática e da lógica que institui a Educação Não Escolar (ENE) como lócus de atuação de educadores(as), aponta-se que tal emergência se configura com base em arranjos plurais de relações educativas e na circulação de saberes e modos de ação inspirados por intencionalidades formativas que se vinculam a diferentes contextos pedagógicos. Como um acontecimento didático, a ENE passa a ser reconhecida sob uma lente que articula as dimensões da concepção, do planejamento, da mediação metodológica, da relação educativa, do processo curricular e da avaliação de uma prática educativa não escolar com as especificidades dos contextos em que elas se situam. Nesses itinerários inventivos, a Didática é convidada a conceber as mediações das múltilpas determinações e contradições que provocam a proliferação de tantas práticas institucionalizadas de ENE no Brasil. Palavras-chave: Didática. Educação Não Escolar. Pedagogia.