A GESTÃO DA EDUCAÇÃO E A PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS DA REDE DE ENSINO DE MANAUS-AM

RESUMO: Este artigo é decorrente de uma pesquisa de mestrado. Trata sobre a gestão escolar democrática nas escolas da rede pública da cidade de Manaus (AM). O objetivo principal é compreender o processo da gestão escolar democrática das escolas municipais de Manaus. Utilizou-se a pesquisa de campo, de natureza qualitativa com utilização da entrevista semiestruturada, com uso de gravador para coleta de dados, em quatro escolas, de quatro divisões distritais, das sete que compõem a organização estrutural da SEMED, com gestores, professores e pais de alunos. Com base na análise, observou-se que as respostas manifestadas pelos entrevistados foram bastante confusas e inconsistentes, não havendo um entendimento claro de como esse tema tem sido materializado nas escolas públicas, além de uma confusão que os mesmos fazem do termo gestão, relacionando-o diretamente com normas, disciplinas e regras que devem ser imprescindíveis na organização escolar, levando a concluir haver a necessidade de um diálogo constante com o todo social que rodeia a escola na perspectiva de compreender qual o sentido real da gestão escolar democrática.