A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃ O Resumo: No contexto de ameaças à democracia e ao cumprimento dos planos decenais de educação, este texto, que integra pesquisa de doutorado em andamento, problematiza os sentidos da avaliação da Educação Infantil (EI) na política educacional brasileira. Ancorado em pressupostos teórico-metodológicos bakhtinianos e orientado por uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, o presente estudo desenvolve procedimento de análise documental do Plano Nacional de Educação (PNE) (BRASIL, 2014), do Plano Estadual de Educação (PEE) (ESPÍRITO SANTO, 2015) e dos planos educacionais dos sete municípios que integram a Região Metropolitana da Grande Vitória, aprovados em 2015. As análises evidenciam a força de indução do PNE e indicam também algumas singularidades dos Planos Municipais de Educação quanto à estratégia relacionada à avaliação da EI. Conclui-se, demarcando a necessidade de mobilização e luta pelo cumprimento dos planos decenais e pela efetivação da avaliação da EI em uma perspectiva democrática e com foco na qualidade de sua oferta às crianças. Palavras-chave: Educação Infantil. Avaliação. Plano Nacional de Educação. Plano Estadual de Educação. Planos Municipais de Educação.