As políticas educacionais de viés neoliberal e os posicionamentos docentes frente a elas

AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE VIÉS NEOLIBERAL E OS POSICIONAMENTOS DOCENTES FRENTE A ELAS Resumo Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa que objetivou investigar a relação que professoras alfabetizadoras mantinham com as orientações da política educacional governamental, em um contexto em que elas não participaram da elaboração do documento curricular encaminhado às escolas. Teve como foco de análise a Casa de Alfabetização , proposta curricular implantada no município do Rio de Janeiro nos anos 2012-2014. A partir da concepção de que o documento curricular, elaborado em instâncias governamentais (contexto de produção), ao chegar às escolas (contexto da prática) é interpretado pelo corpo docente, este trabalho revela as tensões causadas pela relação contexto da produção/contexto da prática e apresenta os posicionamentos docentes frente a propostas que se distanciam da maneira como concebem o trabalho pedagógico. Com base na análise dessas interpretações – captadas por meio de observação participante, análise de projetos, planejamentos didáticos e entrevistas – o trabalho conclui reivindicando a necessária participação docente na elaboração de propostas educacionais. Palavras-chave: Política Curricular. Prática Docente. Ciclo de Alfabetização.