A GOVERNANÇA FILANTRÓPICA E SUA INFLUÊNCIA NA EFETIVIDADE DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM ESTADOS BRASILEIROS

A GOVERNANÇA FILANTRÓPICA E SUA INFLUÊNCIA NA EFETIVIDADE DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM ESTADOS BRASILEIROS Resumo A educação integral no Brasil, enquanto política nacional, tem se configurado como uma proposição e iniciativa de caráter pedagógico, que objetiva favorecer tanto a ampliação da jornada escolar como a formação integral de crianças e jovens da educação básica. Com base nessa afirmação, realizou-se um mapeamento das iniciativas de educação integral em Estados brasileiros, entre os anos de 2007 e 2017. Nesse período, constatou-se uma participação considerável de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público em assessorias, formação continuada dos profissionais da educação e indicação de propostas de educação integral. O conceito de governança filantrópica orienta o estudo metodologicamente, que pauta-se em uma pesquisa documental. Evidenciou-se que as parcerias público-privadas, no que tange à política de educação integral nos Estados estão presentes em todas as regiões do Brasil, em 23 Estados, através da atuação de 26 Oscip/fundações, constituindo uma rede política de educação integral, com influência direta na efetividade da referida política. Palavras-chave: Educação Integral. Governança. Arranjo de Desenvolvimento da Educação.