Os Mestrados profissionais e as novas arquiteturas acadêmicas no contexto de expansão da pós-graduação stricto sensu brasileira

RESUMO A comunicação apresentada volta-se para a análise de novas arquiteturas acadêmicas na pós-graduação stricto-sensu representadas pelos mestrados profissionais, no que diz respeito ao status jurídico, áreas de conhecimento, organização acadêmica. Foi realizada a revisão da literatura correlata em teses, dissertações e periódicos nacionais, além do levantamento e análise de fontes documentais, dispositivos legais e outros marcos regulatórios [1] , que introduziram mudanças no campo discursivo da educação superior. Utilizou-se dados secundários disponíveis nos sítios do Ministério da Educação – MEC e da CAPES. Verificou-se uma crescente oferta desses cursos desde a década de 1990 até os dias atuais e evidências da diversificação da oferta, com ênfase em uma formação em sintonia com as demandas profissionais. Palavras chave : Educação superior – regulação – mestrados profissionais – diversificação acadêmica [1] Para Cabrito (2008), a regulação seria o modo como os portadores de autoridade coordenam, controlam e influenciam o sistema educativo e seus atores por meio de regras, normas, pressões e constrangimentos, condicionando a ação daqueles atores em função dos objetivos políticos que perseguem.