GEO-GRAFIAS DOCENTES NA METRÓPOLE: A CASA E O PEDAÇO

GEO-GRAFIAS DOCENTES NA METRÓPOLE: A CASA E O ” PEDAÇO” RESUMO : Partindo do pressuposto de que vidas de sujeitos socioculturais professores/as devem ser apreendidas em outros espaços e tempos da vida social além das escolas, investigamos as geo-grafias docentes na metrópole, construto teórico-conceitual que designa práticas espaciais de sujeitos-professores/as nos espaços citadinos durante seus tempos cotidianos (Lefebvre, 1974; Hargreaves, 1999; Harvey, 2003). A pesquisa exploratória buscou compreender sentimentos, sentidos e significados associados e atribuídos a estas práticas por meio de análise bibliográfica e 23 (vinte e três) entrevistas semi-estruturadas com docentes do Terceiro Ciclo do Ensino Fundamental que lecionavam na Rede Pública Municipal de Contagem/MG (primeiro semestre/2010). Neste texto, apresentamos alguns aspectos/dimensões que singularizam estas geo-grafias docentes na metrópole, quais sejam: a relação destes sujeitos com a casa e a constituição de “pedaços” docentes (Magnani, 1998) . PALAVRAS-CHAVE : Geo-grafias docentes . Metrópole. Casa. Pedaço.