A FORMAÇÃO EM CONTEXTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE GOIÂNIA: EM BUSCA DA PRÁXIS

A FORMAÇÃO EM CONTEXTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE GOIÂNIA: EM BUSCA DA PRÁXIS Resumo Na pesquisa, analisou-se a proposta de “formação em contexto” de dois Centros Municipais de Educação Infantil. A Política de Formação Continuada em Rede da Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia realiza-se mediante Projetos e Ações Formativas, nas quais se insere a formação em contexto, visando o redimensionamento da práxis pedagógica. Adotou-se o método materialista dialético e a abordagem qualitativa. As informações foram obtidas por meio de entrevista semiestruturada e questionários respondidos por 14 professoras. Evidenciou-se que as profissionais, nas condições de trabalho que lhes são oferecidas, têm buscado modificar a prática pedagógica por meio de sua problematização. No entanto, são necessárias políticas públicas, que promovam a valorização profissional e sobretudo a melhoraria das condições de trabalho, a fim de que a “formação em contexto” seja realizada de forma mais significativa e possa, assim, contribuir para transformar a realidade social e educacional. Palavras-chave: Formação Docente; Formação em Contexto; Práxis Pedagógica; Educação Infantil.