O AVESSO DAS POLÍTICAS DE UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ENEGRECIMENTO E JUVENILIZAÇÃO NA EJA

Resumo Este artigo tem por objetivo refletir sobre as políticas de universalização da educação básica na atualidade e seus efeitos sobre a Educação de Jovens e adultos (EJA), especialmente, sobre a juventude negra. Parte de uma pesquisa de doutorado em andamento baseia-se na análise das trajetórias escolares de jovens da EJA de uma das escolas da Rede Municipal de Angra dos Reis-RJ, em 2017. De cunho quantitativo, a pesquisa usa informações do Censo Escolar da Educação Básica, do Sistema de Gestão da Rede Escolar de Angra dos Reis e da Pesquisa Perfil da EJA realizada pelo poder público municipal, para refletir sobre os planos social, escolar e de políticas públicas. Tendo o direito à educação como princípio, os achados, em diálogo com dispositivos legais e com autores como DAYRELL et al. (2011), Haddad e Pierro (2000), Julião (2017), Kuenzer (1999) Munanga (2010) e Silva (2010), problematizam a majoritária presença dos jovens na EJA, especialmente, os jovens negros e o processo de marginalização desses sujeitos no projeto de universalização em curso. Palavras-chave: juvenilização e enegrecimento da EJA; universalização da educação básica