Preconceito contra a diversidade sexual e de gênero em climas escolares distintos: quais relações?

PRECONCEITO CONTRA A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO EM CLIMAS ESCOLARES DISTINTOS: QUAIS RELAÇÕES? Resumo: Sabe-se que climas escolares mais hostis impactam de diferentes formas nos desfechos educacionais das e dos jovens, em especial no que se refere à qualidade do ensino e aprendizagem, mas pode estar também relacionado à manutenção do preconceito e da discriminação heterossexista. O presente artigo tem como objetivo compreender as relações entre diferentes climas escolares e ambientes mais ou menos preconceituosos contra diversidade sexual e de gênero. Para isso, selecionou-se duas escolas distintas e avaliou-se a visão do clima escolar e dos pensamentos e práticas preconceituosas contra gênero e diversidade sexual. Responderam a um questionário 631 estudantes destas escolas e avaliou-se as diferenças sociodemográficas, de clima escolar e de preconceito. Verificou-se que a escola com visão mais negativa ou hostil de clima escolar era formada por estudantes com visões mais preconceituosas contra gênero e sexualidade, o que indicaria haver alguma correlação entre estes fatores. Palavras-chave: Clima escolar; Diversidade sexual; Gênero; Homofobia; Preconceito.