Biografia de um jovem faminto: moradia na rua, fome e educação

Com amparo teórico na história cultural, na perspectiva da história do presente, a pesquisa trabalha com as memórias e narrativas de vida de um jovem morador de rua com ênfase nas suas experiências educativas em meio ao contexto de pobreza e fome. Questionou-se o que leva um jovem a constituir moradia na rua e como se constitui a sua educação nessa condição. Objetivou-se biografar a vida de um jovem em situação de rua em sua relação com as vivências de educação, ante o contexto de fome e pobreza. Por meio de uma pesquisa biográfica, que utilizou a metodologia da história oral, buscou-se conhecer as nuances de uma vida juvenil – infância, contexto familiar, processo de escolarização, modo de subsistência –, especialmente no que concerne ao contexto alimentação e educação. Os resultados evidenciam a negação de direitos sociais – educação, alimentação, moradia, lazer – e a vivência do abandono, da fome e da pobreza como aspectos que impulsionam a vida em situação de rua. O imediatismo da fome impossibilitava a escolarização e a constituição de um plano para o futuro, naturalizava-se a vida na rua e dificultava-se o desenvolvimento de uma autonomia mínima que ensejasse mudança de conjuntura. Palavras-chave: Educação. Biografia. Fome. Pobreza. Pessoa em situação de rua.