CONVERSAS COMPLICADAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DIANTE DAS VIOLÊNCIAS COTIDIANAS

Resumo: O texto procura seguir as pistas e indícios (GINZBURG,1989) que fui encontrando ao longo de cinco encontros com uma professora convidada para discutir diversos temas com uma turma do terceiro ano do ensino médio formação de professores. Nas conversas que realizamos com os estudantes de um colégio estadual do Rio de Janeiro discutimos temas como: feminismo, violência sexual, arte, política e formação de professores aprendemos sobre amor, solidariedade e codocência. O recorte aqui presentado faz parte de uma pesquisa em andamento que busca pensar os usos da escrita na formação de professores e defende a conversa como uma forma de pensar a criação dos currículos em sala de aula. Apresentando resultados parciais do recorte das aulas ministradas em codocência o texto conclui que solidariedade, amor e o exercício da escuta são imprescindíveis para professores e estudantes na construção dos currículos em sala de aula. Palavras-Chaves: Formação de professores, currículo, codocência.