Docência na creche: atencionalidade pedagógica na rotina e no planejamento

Docência na creche: atencionalidade pedagógica na rotina e no planejamento Resumo : Este texto nasce de uma pesquisa institucional que tem como objetivo compreender os sentidos da docência na creche, a partir da interlocução com professoras de bebês e crianças de até 3 anos. Analisa encontros de caráter investigativo e formativo, realizados com seis professoras da rede pública, em 2017. Teve como viés metodológico a pesquisa-formação. Nesta perspectiva, em diálogo com seus pares, os interlocutores confrontam e alteram seus pontos de vista. Como achados, destaca-se a rotina, vista pelas professoras como categoria central do trabalho na creche, mas ao mesmo tempo como impeditivo de um fazer mais autônomo com as crianças, pois revela sentidos de aprisionamento. Destaca-se também o olhar para o planejamento como reflexão na/da ação e não somente anterior a ela. Além disso, com base nos estudos da psicologia acerca da atenção, foi possível perceber, a partir dos enunciados das professoras, como a observação atenta e intencional alarga o sentido do pedagógico, para além do proposto, enquanto ação docente, constituindo uma atencionalidade pedagógica. Palavras-chave: Docência na Creche; Rotina, Planejamento, Atenção.