Qualidade da educação e a celebração de “boas práticas inovadoras”

Qualidade da educação e a celebração de “boas práticas inovadoras” RESUMO: O presente artigo tem como objetivo mapear e problematizar a constituição de “boas práticas” pedagógicas enunciadas como inovadoras. O trabalho estrutura-se na articulação dos estudos sobre teoria social contemporânea, sobre a cultura do novo capitalismo e sobre qualidade na educação. Questionamos: como se constituem as práticas pedagógicas mobilizadas na educação básica no contexto pesquisado? Diante de um cenário de individualização extrema, de estetização dos modos de vida, buscamos tensionar a celebração de tais práticas, que passam a fomentar sentidos de qualidade à educação e apontam para uma retomada das metodologias ativas. A pesquisa teve dimensão qualitativa, utilizando como superfície analítica modelos de práticas pedagógicas veiculadas por organizações de assessoria pedagógica que orientam redes de ensino. O corpus analítico é composto por materiais midiáticos disponíveis em blogs e sites elaborados por essas organizações. A partir da análise, é possível apontar para um movimento de intensa estetização das práticas pedagógicas, associado à produção de um sentido de qualidade da educação. Palavras-chave: Qualidade. Práticas pedagógicas inovadoras. Educação Básica.