CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO DE PROFESSORAS DE DIDÁTICA QUE FORMAM PEDAGOGOS

CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO DE PROFESSORAS DE DIDÁTICA QUE FORMAM PEDAGOGOS Resumo A discussão sobre o currículo de formação do pedagogo está no centro deste artigo. Seu objetivo é analisar as concepções de currículo de docentes responsáveis pela formação pedagógica de licenciandos em Pedagogia, precisamente, de professoras que ensinam Didática. O tema é examinado na perspectiva do currículo em ação no cotidiano do fazer docente na Universidade. A pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa, procedida pela pesquisa com os cotidianos, através de dados produzidos em entrevistas. A análise traz a compreensão de que as concepções de professoras de Didática sobre o currículo de formação do pedagogo é a de que o trabalho pedagógico em sala de aula, composto pelo conjunto de experiências vividas na produção do currículo do cotidiano, dá significado à sua formação; esse currículo deve ser pensado e construído a partir de elementos curriculares constituídos na prática, transformados pela atividade docente; e que a construção do pedagogo está relacionada diretamente pela necessidade do contexto, das instituições e dos sujeitos envolvidos na ação. Palavras-chave: Currículo em Ação, Professoras de Didática, Pedagogo.