ATENDIMENTO DE ESTUDANTES INCLUÍDOS PELA LEI DE COTAS NA REGIÃO SUL: UMA ABORDAGEM A PARTIR DOS DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS

Há poucos estudos sobre democratização da ES da perspectiva das políticas de assistência ao estudante. Es s e texto debate a democratização por e s t e prisma, em uma IFES do sul do país, caracterizando como concebe a estrutura de atendimento a os estudantes em órgãos de assistência após implementação da Lei de Cotas. Parte do princípio da educação como bem público e direito social; dever do Estado . Portanto, abaliza a necessidade de políticas governamentais e institucionais que garantam não apenas o acesso, mas também a permanência e o sucesso de estudantes dos grupos historicamente excluídos da ES e atendidos pela Lei de Cotas. Com abordagem qualitativa e usando a análise documental , busca identificar como os documentos institucionais concebem a estrutura de atendimento destes sujeitos em termos: (i) das demandas identificadas; (ii) dos espaços criados; (iii) dos serviços oferecidos. Os resultados apontam ampliação da estrutura institucional, tendência em priorizar aspectos ‘formais’ e objetivos do atendimento, como assegurar bolsas, moradia e alimentação, em segundo plano questões pedagógicas e relacionais. Palavras-chave : Políticas de Ação Afirmativa; Democratização da Educação Superior; Inclusão; Atendimento ao Estudante; Gestão de Ações Afirmativas.