DOS SUJEITOS À PESQUISA: O OLHAR SOBRE O CAÓTICO NOS USOS DE TECNOLOGIAS NO FAZER DOCENTE

Objetivamos compreender como se configura, a um primeiro olhar, o trabalho docente mediado por tecnologias em um estado brasileiro. Procuramos observar os aspectos que compõem o trabalho a partir de sua dimensão ontológica e histórica, a luz do materialismo histórico-dialético. Para tanto, acompanhamos três professores efetivos das redes estadual e municipal em suas aulas e em situações não escolares por um período de um semestre, com acompanhamento registrado em diários de campo. Os três professores são concursados, lecionam entre 40 e 60 horas semanais disciplinas diferentes em escolas públicas (municipais e estaduais). As análises iniciais nos possibilitaram compreender o aparente em três unidades de análise: 1. uso das tecnologias como meio ou fim; 2. as tecnologias impondo controle e obediência no fazer pedagógico e o 3. não uso das tecnologias pela ausência de condições materiais favoráveis ao trabalho que se almeja desenvolver. A relação dos docentes enquanto sujeitos que se apropriam das tecnologias para diversos fins, inclusive para sua atuação profissional, está relacionada com a objetividade que se dinamiza a partir de condições históricas concretas e essa concretude se dá na relação entre indivíduo e sociedade, a partir do processo de trabalho.