Para além do claustro da representação: por um pensamento da diferença no currículo

PARA ALÉM DO CLAUSTRO DA REPRESENTAÇÃO: POR UM PENSAMENTO DA DIFERENÇA NO CURRÍCULO Resumo O artigo tem como objetivo mostrar que as reflexões/ações produzidas por professores/as no fazer pedagógico, contribuem para a produção de um pensamento no currículo escolar além do claustro da representação, ou seja, contribuem para a produção de um pensamento da diferença nas instituições educacionais. A análise é fruto de pesquisa realizada, através de entrevista semiestruturada, com professores/as de uma escola pública estadual. A análise dos enunciados dos/as professores/as aproxima-se da perspectiva pós-estruturalista e apresenta, em um primeiro momento, contribuições de teóricos como Gilles Deleuze, Félix Guattari, Jaques Derrida, Michel Foucault, entre outros, na construção de um pensamento da diferença. Em um segundo momento, por meio da análise das entrevistas dos/as professores/as mostramos como suas reflexões/ações fazem surgir/insurgir um pensamento da diferença no currículo, na medida em que, nos colocam de cara com os limites dos essencialismos e universalismos do pensamento representacional. Palavras-chave: Pensamento representacional, Currículo, Diferença, escola.