AULA-OFICINA COMO DISPOSITIVO FORMATIVO DE FUTUROS DOCENTES

AULA-OFICINA COMO DISPOSITIVO FORMATIVO DE FUTUROS DOCENTES Resumo O texto reflete sobre experiências de disciplinas – Metodologias do Ensino e da Aprendizagem Musical I ; Arte-educação – que desenvolvem aulas-oficinas nas licenciaturas de Educação Musical e de Pedagogia em duas universidades públicas (federal e estadual) brasileiras. Reflexões que estão embasadas em vivências estético-formativas ocorridas durante as aulas destas disciplinas. O objetivo desse trabalho é analisar a dimensão formativa das aulas-oficinas, no âmbito da intervenção crítica, propositiva e criativa na interface entre Arte e Educação. Autores de referência como Paviani & Fontana (2009), Freire (2006), Zagonel (2011) dentre outros, fundamentam teoricamente o estudo. A discussão guia-se pelos registros de aulas – diários, imagens, transcrições de falas etc. – transformados neste ensaio e analisados criticamente, vislumbrando a perspectiva formativa de licenciandos. Aponta-se, como resultados da investigação a percepção do estímulo à experimentação e aperfeiçoamento estético de estudantes de graduação, refletido no envolvimento deles em ações estético-pedagógicas propostas nas referidas disciplinas. Palavras-chave : Aula-oficina. Experimentações estéticas. Arte-educação. Educação Musical.