LUTA PELA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS UNILAB E PET SOB A ÓTICA DE ESTUDANTES DA GUINÉ-BISSAU NA UFMT

LUTA PELA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS UNILAB E PET SOB A ÓTICA DE ESTUDANTES DA GUINÉ-BISSAU NA UFMT Resumo Os esforços do Brasil em adotar compromissos para o desenvolvimento da África resultaram na criação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), que a partir de editais específicos têm trazido estudantes de Guiné-Bissau para estudar no Brasil. Este artigo descreve a trajetória de cinco estudantes que iniciaram seus estudos na UNILAB e posteriormente foram transferidos para a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde iniciaram a participação no Programa de Educação Tutorial. A pesquisa aqui apresentada, de caráter exploratório e de natureza qualitativa, buscou compreender essa trajetória. Os relatos dos estudantes africanos, revelaram anseios e desilusões pessoais e os pontos frágeis do estabelecimento e execução destas políticas públicas educacionais. Os resultados concluem que trabalhar em favor da manutenção destas políticas públicas educacionais de inclusão social e cultural, é uma forma de resistir à exclusão, à injustiça e de lutar contra o racismo. Palavras-chave : Estudantes; Guiné-Bissau; Política Pública Educacional; Ensino Superior; Educação Tutorial.