COSMOPOLITISMO E PERFORMATIVIDADE COMO CATEGORIAS DAS REFORMAS EDUCATIVAS NEOLIBERAIS: fundamentos para uma análise da BNCC

COSMOPOLITISMO E PERFORMATIVIDADE COMO CATEGORIAS DAS REFORMAS EDUCATIVAS NEOLIBERAIS: fundamentos para uma análise da BNCC RESUMO: Este trabalho, resultado de pesquisa de pós-doutorado no exterior, pretende levantar discussões sobre uma relação bastante profícua para a compreensão de como determinadas categorias teóricas verdadeiramente ganham vida por meio das reformas educativas neoliberais, no sentido de colocar os projetos educativos numa posição de subordinação (como ontologicamente o é de fato) ao capital em crise na contemporaneidade. Nesse sentido, o papel da educação é a formação de subjetividades adaptadas e adaptáveis ao cenário da crise social e econômica, para o que concorrem as categorias cosmopolitismo e performatividade, e em relação às quais se referencia a categoria competência presente na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, que é a Resolução CNE-CP nº2, de 22 de dezembro de 2017. PALAVRAS-CHAVE: Cosmopolitismo; Performatividade; BNCC; Reformas Educativas; Educação e Neoliberalismo.