Docência com bebês: o corpo da professora que acalma, acalenta e serena

Docência com bebês: o corpo da professora que acalma, acalenta e serena Resumo: O texto aqui proposto, traz para socialização dados de uma pesquisa em nível de mestrado que objetivou compreender como a composição das relações educativas são demarcadas pelo corpo na docência com bebês. A pesquisa parte da compreensão de que as demandas corporais das professoras, nas relações educativas, nascem sobretudo das demandas corporais dos bebês. A geração dos dados foi realizada durante quatro meses em uma instituição pública de Educação Infantil, tendo como sujeitos duas professoras e 12 bebês. O foco de atenção, nas observações, foi registrar as dinâmicas corporais das ações das professoras, como também registrar as relações educativas entre as professoras e os bebês, optando pela utilização de instrumentos, tais como: observação participante, registros escritos, fotográficos e audiovisuais. Os dados de campo da pesquisa revelam dinâmicas corporais marcadas por uma disponibilidade corporal e emocional, ou seja, um corpo disponível, que se movimenta, muda de posições, se expressa, se doa, interage, acalenta, acalma e serena acolhendo as demandas dos bebês. Palavras-chave: educação infantil; docência; bebês; corpo.