O QUE AINDA PRECISAMOS APRENDER PARA ENSINAR CRIANÇAS DAS CLASSES POPULARES

O QUE AINDA PRECISAMOS APRENDER PARA ENSINAR CRIANÇAS DAS CLASSES POPULARES RESUMO Muitos são os saberes construído ao longo da formação inicial de professores e professoras e da sua vida profissional. No entanto, existem docentes que suspeitando do modo aprendido de ensinar, assumem para si, não a culpa, mas a responsabilidade de imaginar outras possibilidades de organização do ensino considerando os estudantes das classes populares como sujeitos de conhecimento. Este texto constitui uma (re)aproximação do tema, a partir do desdobramento das seguintes questões: Existiriam saberes necessários para exercício da docência nas classes populares, na Educação Básica? O que ainda precisamos aprender para alfabetizar crianças das classes populares? Poderíamos aprenderensinar no exercício da docência, com os estudantes? Para tanto, resgatamos o diálogo com as contribuições teóricas de Garcia(2001) no campo da Alfabetização das classes populares, entre outros autores e autoras que dedicam suas pesquisas a Educação popular. PALAVRAS CHAVE classes populares ; saber docente; alfabetização de crianças