ATENÇÃO E CUIDADO NA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE DISPERSÃO HIPERCONECTADA

Resumo: Este artigo toma o conceito de atenção para compor uma problematização no campo educacional. A partir de estudo bibliográfico de inspiração arquegenealógica, aponta que a atenção vem sendo pouco explorada no campo educacional quanto à sua potência, sendo estudada pela sua falta e considerada um fator explicativo para a não-aprendizagem. Nas instituições escolares o número de estudantes com diagnósticos de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade vem aumentando consideravelmente, assim como os discursos docentes sobre a dificuldade em manter a atenção de seus alunos nas aulas. Por outro lado, as próprias práticas pedagógicas acabam contribuindo para potencializar tal dispersão. Trazer, portanto, a atenção para a discussão educacional, deslocando-a da lógica dos déficits e transtornos e dos discursos que apregoam pelo fim da escola, pode auxiliar-nos a pensar como estamos nos tornando o que somos nesse funcionamento de sociedade de hiperaceleração e do desempenho. Apontamos para a possibilidade de lidação com a atenção vinculada ao cuidado na escola como criação de outros modos de pensamento e de existência e como um tipo de combate político, ético e estético. Palavras-chave : atenção; educação; inovação; cuidado.