HISTORIAS DE VIDA E EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM O PIBID: UMA ABORDAGEM DA DIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE

Resumo O propósito deste estudo foi identificar as experiências formativas construídas pelos(as) professores(as) supervisores(as) em um subprojeto PIBID em uma Instituição pública de Ensino Superior em que a autora atuou como coordenadoras de área. As principais discussões teóricas apoiaram-se nos estudos de Nóvoa (2009), Josso (2010), Larrosa (2016), Gomes (2007), entre outros, que tratam da relação entre as experiências formativas e a diversidade na educação. Metodologicamente o estudo se apoia nos estudos (auto)biográficos e tem como dispositivos memoriais de formação e entrevistas narrativas destes docentes. A análise dos dados foi feita a partir da perspectiva hermenêutica e fenomenológica de Ricoeur (2014). De acordo com os resultados obtidos, a formação proporcionada pelo subprojeto – inspirado em uma educação voltada para a superação de padrões epistemológicos hegemônicos – teve como consequência o desvelamento das questões vividas na escola tais como: liberdade religiosa, diversidade étnico-racial, gênero e sexualidades possibilitando outras formas de ver, fazer e compreender a docência, no contexto das diversidades, . Palavras Chaves: Experiências Pedagógicas. PIBID. Diversidade. Formação Docente