O profissional de apoio/monitor: contextualizando o serviço no município de Santa Maria/RS

O presente artigo objetiva produzir uma leitura sobre o serviço do profissional de apoio/monitor no Município de Santa Maria, no contexto das Redes Municipal e Estadual de Ensino. As questões que dão origem ao trabalho são produzidas a partir do aumento significativo do número de profissionais de apoio/monitores nos último anos no contexto das duas redes, e isso traz um efeito em termo de relação pedagógica no contexto da sala de aula. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, e para fins de análise,utilizou-se informações obtidas junto à Secretaria Municipal de Educação e à 8ª Coordenadoria Regional de Educação e documentos específicos destas Redes de Ensino. Destacamos as diferentes configurações de ambas as Redes devido às traduções que cada uma faz sobre as legislações vigentes que norteiam o trabalho do profissional de apoio/monitor. Os resultados apontam para um aumento considerável de profissionais de apoio/monitores em relação ao pouco aumento de matrículas de alunos público-alvo da educação especial, principalmente na Rede Municipal de Ensino; funções de caráter pedagógicos; e poucas produções acadêmicas, a nível nacional, sobre este serviço.