A MEMÓRIA COLETIVA EM UMA COMUNIDADE TRADICIONAL PESQUEIRA DA AMAZÔNIA: UM ESTUDO SOBRE A MEMÓRIA DO GRUPO AMBIENTAL DE FORTALEZINHA

A MEMÓRIA COLETIVA EM UMA COMUNIDADE TRADICIONAL PESQUEIRA DA AMAZÔNIA: UM ESTUDO SOBRE A MEMÓRIA DO GRUPO AMBIENTAL DE FORTALEZINHA Resumo O presente debate é resultado de algumas reflexões fomentadas no transcorrer do contato com alguns teóricos do campo da memória, enquanto mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Tencionando compreender o papel da memória na perspectiva do conceito de Le Goff (2013), Nora (1993), dialogando também com Michael Pollak (1989), subsidiando a construção epistêmica da importância da memória do Grupo Ambiental de Fortalezinha, que em sua experiência durante atuação em uma comunidade tradicional pesqueira e de seus sujeitos no espaço amazônico, possibilitam no encadeamento de um estudo acerca da prática de educação ambiental a partir da memória subalternizada do Grupo Ambiental de Fortalezinha, que historicamente foi silenciada no contexto da memória oficial no que tange ao contexto da educação ambiental amazônica. Desse modo, o trabalho está alicerçado em uma abordagem qualitativa, partindo da pesquisa de campo e levantamento bibliográfico. Palavras-chave: Educação Ambiental, Memória, Comunidade Tradicional, Grupo Ambiental de Fortalezinha.