O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO ENSINO MÉDIO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL: QUAL A AUTONOMIA CURRICULAR DO PROFESSOR?

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO ENSINO MÉDIO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL: QUAL A AUTONOMIA CURRICULAR DO PROFESSOR? Resumo As novas políticas curriculares e a parceria da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina com o Instituto Ayrton Senna, resultaram na implementação do Ensino Médio Integral em Tempo Integral – EMITI. Esse novo cenário mobilizou investigar a problemática: Como os professores percebem, na construção coletiva do Projeto Político Pedagógico – PPP, a possibilidade de desenvolver a autonomia curricular? O objetivo desta investigação é verificar qual a autonomia curricular dos professores na (re)elaboração do PPP em escolas contempladas com a proposta. De perspectiva metodológica qualitativa, esta pesquisa conta com a aplicação de questionário aos professores do EMITI em Joinville. Os resultados apontam que a autonomia curricular ainda é um desafio no contexto escolar. Os professores consideram importante a participação na construção do PPP e nas decisões curriculares, mas a centralidade nas decisões impede o desenvolvimento das práticas curriculares com base nos princípios de autonomia e flexibilidade. Palavras-Chave: Projeto Político Pedagógico. Currículo. Autonomia Curricular. Ensino Médio Integral em Tempo Integral.