AS TRANSFORMAÇÕES PROPORCIONADAS PELO PROINFÂNCIA NO ATENDIMENTO À EDUCAÇÃO INFANTIL

AS TRANSFORMAÇÕES PROPORCIONADAS PELO PROINFÂNCIA NO ATENDIMENTO À EDUCAÇÃO INFANTIL Resumo: O texto tem como objetivo a nalisar a adesão ao Proinfância na região Nordeste como um todo e, de forma detalhada, em um município baiano localizado no Sertão Produtivo, d iscut indo os efeitos da implementação do programa a partir das falas de professoras que atuam em três unidades do programa nesse município . A pesquisa desenvolvida foi do tipo avaliativa e te ve como referencial teórico-metodológico o Materialismo Histórico Dialético. Para tanto, utilizou como instrumentos de coleta dos dados a análise documental, o questionário e a entrevista com docentes e gestores de unidades do Proinfância no município estudado . Os resultados evidenciaram que na região Nordeste as unidades do Proinfância foram (e são), em muitos municípios, as primeiras instituições educacionais públicas planejadas especificamente para atender às crianças de zero a seis anos e que, no município estudado , as três unidades do Proinfância tornaram-se centros de referência em Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade . Palavras-chave: Proinfância. Educação Infantil. Política Educa cional