Fenômeno como categoria metodológica na pesquisa em educação

FENÔMENO COMO CATEGORIA METODOLÓGICA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO RESUMO: Este texto busca refletir sobre a relação entre Fenomenologia e Educação, reconhecendo a priori a impossibilidade de tratar a questão de maneira geral e totalizante. A propósito, o presente trabalho investiga a noção de “fenômeno como categoria metodológica na pesquisa em educação”, buscando apresentar diferentes perspectivas sobre a compreensão da realidade educacional, além de sugerir possíveis bases teóricas para o desenvolvimento de metodologias de pesquisa educacionais. Para isso, proponho uma breve problematização acerca do protagonismo metodológico na pesquisa em educação, para em seguida adentrar o contexto filosófico que permitiu a formulação da noção de fenômeno, passando pelo surgimento da fenomenologia e, finalmente, por uma exemplificação direta no campo de pesquisa educacional. À luz de pensadores como Husserl, Heidegger, Merleau-Ponty e Sartre busquei articular diferentes pontos de vista no campo fenomenológico, apontando o modo como essas perspectivas se complementam em favor da fundamentação de uma ciência específica do fenômeno. Palavras-chave: Fenômeno. Metodologia. Pesquisa educacional