DIÁLOGO ENTRE FILOSOFIA, PSICOLOGIA E DIDÁTICA: A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR

O texto aborda a formação do pensamento no contexto escolar, num diálogo interdisciplinar entre a filosofia, a psicologia e a didática. Para o estudo elencaram-se obras dos autores da filosofia como Marx, Engels, Lenin e Kopnin; da psicologia histórico-cultural como Vigotski, Leontiev, Galperin e da didática desenvolvimental Davidov, Danílov e Libâneo. A metodologia consistiu na elaboração de categorias temáticas existentes na comunalidade dos diferentes sistemas teóricos. Para tanto, foram selecionadas obras dos autores, com posterior inserção no Software Nvivo 12. Com o auxílio desse software elaboram-se fichamentos, matrizes estruturais e mapas conceituais, os quais revelaram os cruzamentos entre as fontes teóricas utilizadas. A contribuição principal é uma síntese teórica interdisciplinar das categorias estudadas: a concepção materialista da histórica; o pensamento como atividade teórica e a formação do pensamento teórico na escola. Palavras-chave : Formação do pensamento. Filosofia. Psicologia. Didática.