Os organismos internacionais e as redes de educação profissional no Brasil e no México

O presente artigo analisa as políticas de educação profissional no Brasil e no México e mostra as suas relações com diferentes redes educativas das quais participam organismos internacionais, governos, instituições e organizações nacionais. Na pesquisa, bibliográfica e documental, realizada em 2017 e 2018, focamos em três redes de maior porte, conectando instituições públicas e privadas de educação, organizações da sociedade civil e organismos internacionais. São elas a REDE UNEVOC, REDE CINTERFOR/OIT e REDUCA. Dentre os aspectos comuns dessas redes está a busca de construção de consensos em torno de perspectivas educativas voltadas, em sua maioria, a efetivação de modelos de educação profissional que atendam aos interesses imediatos do mercado de trabalho. Participam dessas redes inúmeros atores, individuais e coletivos, com diversos interesses e formas de interação, num movimento constante de construção e adaptação de proposições desenvolvidas em âmbito local, regional e global. Esta atuação, em rede, no caso da educação profissional, vem contribuindo para consolidar padrões educativos, experiências e instrumentos que impactam diretamente nas realidades escolares de países como o México e o Brasil. Palavras-Chave: Redes Sociais, Educação Profissional, Organismos Internacionais