“Eu não dei conta de continuar”: itinerários escolares de jovens de camadas populares

A pesquisa analisou o abandono escolar e eventual volta aos estudos de jovens na faixa etária de 18 a 29 anos. Os jovens estudados são majoritariamente de origem popular e enfrentam instituições educacionais precárias, além de serem submetidos a outros problemas próprios as suas condições de vida. Objetivou-se compreender, por meio de uma metodologia mista, quantitativa e qualitativa, as perspectivas e práticas de 275 jovens de origem popular que manifestam o desejo e/ou tomam a iniciativa de reintegrar a escola, no contexto da Região dos Inconfidentes, em Minas Gerais. Os resultados mostram que os motivos do abandono escolar pelos jovens estão ligados, de modo geral, à contingência de mudanças dramáticas na situação familiar, provocando a necessidade de assumir responsabilidades financeiras ou de cuidados com familiares. Uma segunda mudança nas circunstâncias, aliviando a pressão na família, é frequentemente a condição para uma volta aos estudos. Portanto, a dependência dos familiares – que têm o jovem como principal apoio social e econômico -, na ausência do estado ou de empregos estáveis que permitam “condições dignas”, é o fato social que mais pesa na dinâmica de evasão e retomada dos estudos, no escopo do universo pesquisado.