CATEGORIAS TEÓRICAS DE SHULMAN NAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS Este estudo apresenta uma revisão sistemática da literatura na modalidade definida como revisão integrativa que buscou identificar as tendências e características das produções acadêmicas brasileiras que fizeram uso do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) e dos processos de ação e raciocínio pedagógicos, categorias teóricas de conhecimento docente, formuladas por Shulman. Foram localizadas 114 produções acadêmicas, a maioria publicada a partir de 2010. O interesse das pesquisas incide principalmente na formação inicial de professores e no docente que atua nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio tendo em vista apreender como se dá o desenvolvimento e mobilização do PCK. Uma parcela significativa das produções é das áreas de Química, Matemática e Ciências e as pesquisas combinam múltiplos instrumentos de coleta de dados. Poucos estudos abordam a interdependência entre o PCK e os processos de ação e raciocínio pedagógicos. A análise das produções permitiu compor um retrato dos estudos que utilizam as teorizações desenvolvidas por Shulman podendo, inclusive, estimular o desenvolvimento de novas pesquisas. Palavras-chave: Conhecimento pedagógico do conteúdo; Raciocínio pedagógico; Conhecimento profissional.